pedagogia sistêmica

A PEDAGOGIA SISTÊMICA é resultado dos princípios da Constelação Familiar aplicados a escola e ao contexto educativo.

É um recurso terapêutico que pode trazer solução para disfunções de aprendizagem (como dislexia, transtorno de déficit de atenção, hiperatividade); comportamento de alunos em sala de aula; conflitos entre professores e alunos; questões entre a equipe escolar; falta de motivação dos professores e várias outras situações vividas no contexto escolar.

A Pedagogia Sistêmica amplia a visão do todo na relação escola-família, trazendo a possibilidade de criarmos a partir da escola um ambiente de inclusão onde todos possam assumir seus papéis e assim reordenar esse grande "corpo", levando em conta os sistemas familiares, educativos e institucionais. Trata-se de um recurso valioso, resultado da união entre o trabalho de Bert Hellinger e de Marianne Franke, pedagoga Alemã.

Como professor, Carlos Guyrauna tem aplicado esses princípios em sala de aula com seus alunos, e através de palestras e vivências para o corpo docente da escola que faz parte, tendo observado inúmeros efeitos positivos e transformadores.

  


"O que traz quem levamos para a escola?" - primeiro livro sobre Pedagogia Sistêmica no Brasil. Por Olinda Guedes. 

Marianne Franke Gricksch - professora alemã que sistematizou a Pedagogia Sistêmica


Impressions